quinta-feira, 3 de julho de 2008

Volta a França em Bicicleta

Arranca este fim de semana a famosa tour (volta a França em bicicleta) , que nesta edição de 2008 vai percorrer uma distancia total de 3.500 kms. Com inicio no dia 05 de Julho até ao dia 27 de Julho, a 95ª edição da volta a França será composta por um total de 21 etapas, que se dividem por 10 etapas planas, 5 etapas de montanha, 4 etapas montanha media, 2 etapas individuais de contra-relógio.
Valor das Camisolas, Camisola Amarela - atribuida ao primeiro ciclista em tempo individual na classificação geral. Para isso e somado o tempo total de todas as etapas.
Camisola Branca - segue os mesmos critérios da camisola amarela, contudo é disputada apenas por ciclistas com o maximo de idade 25 anos.
Camisola verde - atribuida ao ciclista com mais pontos em sprint , em cada etapa são atribuidos pontos aos primeiros classificados em função do nível de dificuldade da mesma.
Camisola Branca com bolas vermelhas - para o ciclista com melhor classificação nas montanhas, mediante pontos atribuidos pela dificuldade da etapa.
"Camisola" Dorsal Vermelho - Distingue o ciclista que se destacou na prova anterior por ser o mais combativo, nas etapas são atribuídos pontos pelas "fugas" e o atleta com maior número de pontos nesse campo ganha o dorsal vermelho para a etapa seguinte.
Curiosidade:
Lance Amstrong sagrou-se campeão da volta a França em Bicicleta sete vezes, entre 1999 e 2005.

Nenhum comentário: